Deambulações de um SUSPEITO Português, nestes novos COSTUMEs Magyares

sexta-feira, março 31, 2006

SAUDADES EM PORTUGUÊS

Já desde que os meus primeiros amigos começaram a abalar para além fronteiras, que ouço falar do sentimento da saudade que por vezes nos assalta quando estamos longe. Mas só desde a semana passada é que senti na pele o que isso significa. Ainda o mais curioso é que é um processo inconsciente e quase incontrolável. Aliás só hoje é que percebi que de facto estava atingido pelas saudades.

Estes sentimentos não se traduzem apenas nas saudades da família, da namorada, dos amigos, mas também de um conjunto de actividades que fazem de nós, Portugueses autênticos e únicos.

No espaço de 3 dias fui confrontado com uma bacalhoada (muito bem servida pela Gabriela) e por um encontro de “gajos” num bar, para ver o Benfica-Liverpool. Mais uma vez quem me conhece, não me reconhece nestas actividades. Nunca fui grande fã de bacalhau e Futebol é coisa que me passa completamente ao lado. O curioso é o apercebermo-nos da relevância que coisas que quando eram garantidas não tinham valor e de repente na sua ausência, ganham uma importância que nos surpreende como num estalo. Nunca o Bacalhau me pareceu tão apetitoso e o Futebol tão excitante.

A verdade é que isto ajuda-nos a manter a nossa ligação aquilo que faz de nós o que somos – uns expats à procura das nossas identidades e unicidades.

Sziasztok

1 Comments:

Blogger ÁguaDiCoco said...

também é bom esse sentimento não é? serve para reconhecermos e valorizarmos as raízes. beijo

1:12 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home