Deambulações de um SUSPEITO Português, nestes novos COSTUMEs Magyares

quinta-feira, março 02, 2006

TRABALHO: PRIMEIRO MÊS

Tenho sido muito interpelado para contar as minhas experiências no meu novo trabalho. Curiosamente e se olharem para os Blogs dos meus "coleguinhas" do ICEP, parece que só em Portugal nós trabalhamos de forma atípica.
Indo por partes, para quem não sabe eu vim para Budapeste para trabalhar numa empresa de distribuição de equipamento informático, com o nome de DiFo (http://www.digital-focus.com/). Esta empresa faz parte do grupo RRC, que é um grupo russo de IT de média dimensão. A Difo, é uma típica empresa de distribuição em plena expansão. Tendo começado na Rússia, está já neste momento também presente na Hungria, Polónia, Rep. Checa, Eslovénia, Eslováquia, Sérvia, sendo exactamente a estes mercados que eu estarei afecto em termos de actividade. O Director Internacional da DiFo, é um português – Luís Coelho - e é o meu chefe directo.
Apesar de minha actividade ser de cariz mais internacional, estou inserido no escritório da Hungria. Tenho cerca de 25 colegas todos com idades bem próximas da minha (a média de idade não será superior a 28 anos). O ambiente não poderia ser melhor, não só por sermos todos jovens mas também por trabalharmos em open-space, o que obriga a uma grande aproximação entre todas as pessoas. Aqui (e como já disse, acho que em todo o lado, menos em Portugal), trabalha-se das 8h30 às 17h00, sem parar. Almoça-se à frente o computador e a cozinha é constantemente abastecida do básico (tipo leite, café, bolachas) por conta da empresa. Apesar deste ritmo intensivo, não quer dizer que não haja pessoas a trabalharem com uma guitarra nas mãos (este gajo é IGUAL ao Michael Stipe dos R.E.M.). De facto, sente que todas as pessoas se sentem responsabilizadas pelo seu trabalho o que as leva a estarem activas durante as 8h30 que passam aqui, sem invalidar que possam encontrar formas mais “pessoais” de o fazer.
As minhas funções, só na terça-feira passada (dia 28 de Fevereiro), foram claramente definidas. Após alguma negociação com o meu chefe, acabei por me conseguir direccionar para a área de apoio à gestão internacional da DiFo, ou seja vou acabar por servir de Business Inteligence para o Luis. Os objectivos que definimos para a minha função são: integrar a informação crítica das várias filiais internacionais; gerir alguns contactos com as marcas (ao nível de marketing e vendas); servir de intermediário entre as filiais e procurar pensar nos processos da empresa com vista a melhorar a sua eficiência.
O meu primeiro trabalho (nas duas primeiras semanas) foi o desenvolvimento do Business Plan para a Qtek (PDAPhone), nos mercados da Hungria, Polónia, Rep. Checa e Sérvia. Neste momento e após a conversa com o Luís na 3ª, estou a partir pedra nas bases de dados do ERP da empresa, de forma a conhecer e reconhecer (lembrem-se que está tudo em Húngaro) a informação disponível. Já deu para ver que a tarefa não vai ser fácil, pois o ERP de cá (PLATINIUM) é muito direccionado para a parte financeira. Sendo por um lado muito pouco user-friendly e por outro pouco estruturado para as vertentes mais comerciais. Já agora, se alguém conhecer este sistema, dê um toque. Neste momento toda a ajuda é bem vinda!
Um curiosidade: a grande maioria das telecomunicações empresariais na Hungria estão já neste momento a ser feitas via Skype (http://www.skype.com/). Estas medidas levaram a reduções dos custos de comunicações na ordem dos 70% a 90%. É realmente incrível a rapidez com que estes países, da chamada Europa de Leste, adoptam as novas tecnologias.
Sziasztok

3 Comments:

Blogger ÁguaDiCoco said...

fizeste-me sentir saudades de um ambiente de trabalho em que estejam mais de 3 pessoas....:S

8:24 da tarde

 
Blogger Hugo said...

quando procurava coisas parecidas por aqui encontrei isto: http://www.cinetrip.hu/cvj2006/eng.html
pode ser que te interesse.
Abraço

6:18 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Adorei a ideia maninho... e nunca imaginei que viesses a escrever tão bem! ;D
Ana irmã

5:05 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home