Deambulações de um SUSPEITO Português, nestes novos COSTUMEs Magyares

segunda-feira, fevereiro 27, 2006


5ª Feira de OPERA

Na 5ª Feira passada resolvi fazer a minha primeira incursão às famosas Óperas de Budapeste. Como acho que se é para ir, devemos ir á grande, comprei bilhetes de plateia – très chique! Eu e a minha partener (pediu anonimato), ficámos sentados em plena high society de Budapeste. Nunca tinha presenciado a tão vistosos vestidos de noite, lado a lado com velhotas de xaile tipo peixeira de Matosinhos – fantástico!! – nunca tinha visto tão eclético público.
A OPERAHÁZ (Ópera de Budapeste) é riquíssima, fazendo jus ao seu estilo Neo-Renascentista. Foi construída em pleno apogeu do império Húngaro (1884), e nessa altura não se olhavam a custos. Só para terem uma ideia de como esta gente funcionava nesses tempos de vacas gordas, não resisto a contar uma história:

  • O principal marco e ex-libris de Budapeste é o Parlamento. Em 1870, foi decidido iniciar o concurso de ideias para a construção deste edifício e em resposta apareceram 3 projectos igualmente bons. Como o patrão é rico, não têm meias medidas – "constroem-se os 3!". O resultado é magnífico, mas completamente megalómano com os seus 20 km de escadas e 691 salas, dispersos por 3 edifícios projectados, cada um deles, para dar resposta à mesma necessidade!


Não dispersando mais, toda a Ópera é deslumbrante e vale realmente a pena a visita.
A exemplo de todos os espectáculos na Europa Central, a hora de início da nossa peça foi às 18H. Claro que quando comprámos os bilhetes apenas vimos o nome da peça. Toda a restante informação estava em Húngaro e por isso achámos bem ficar por aqui.
Sentámo-nos e quando por volta das 19H30 batemos palmas e nos levantámos, ficámos na dúvida se era intervalo ou se tinha realmente terminado. Quando ouvi a resposta dada a uns franceses, à questão que eu tinha na minha cabeça, não quis acreditar… Este era apenas o 1º Acto... a peça era de 3 actos!! Nunca tinha estado 4 horas a ouvir Ópera e por mais esforço que tenha feito, ela venceu-me e a meio do 2º Acto passei mesmo pelas brasas. E isto, com praí 70 gajos a cantarem com todos os seus pulmões. Acho que sucumbi perante tamanha injecção sonora.
O espectáculo foi realmente muito bem encenado e os cantores eram todos fantásticos, mas eu cortava o tempo para metade. A última cena, foi a mais épica com o herói a regressar a casa da guerra, no momento em que a amante (já morta de tanto esperar) era canonizada como Santa :p
Saímos da ópera, com um buraco no estômago do tamanho do fosso da orquestra, mas com uma experiência que nos há-de acompanhar até ao fim dos nossos dias.

Sziasztok

PS: A musica é uma gravação feita por mim no final do primeiro Acto.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meu o que quer dizer Sziasztok?
Grande abraço,

Frederico.

8:16 da tarde

 
Blogger Alexandre Magalhães said...

Sziassztok = Adeus a todos; Adeus a mais do que uma pessoa
;)

Alex

11:01 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home